No ar
Sexta, 16 de novembro de 2018
82 998044970
ALAGOAS

08/11/2018 ás 08h54

3

Redacao

ATALAIA / AL

Governo de AL investe em tecnologia e aumenta recuperação de créditos tributários
Governo de AL investe em tecnologia e aumenta recuperação de créditos tributários
Governo de AL investe em tecnologia e aumenta recuperação de créditos tributários
ENVESTIMENTOS

A utilização de tecnologia é uma das apostas da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) para melhorar a relação com os usuários dos serviços do órgão, além de aumentar a eficiência da recuperação de créditos tributários. Em fase de testes, um sistema de inteligência artificial utiliza chamadas telefônicas para lembrar ao receptor sobre o cumprimento, em tempo hábil, de uma das obrigações tributárias: o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).


Telefones de bases variáveis de cadastro realizam as ligações, que já chegam a cerca de 2.500 por mês. A média de contribuintes abordados com sucesso é de, aproximadamente, 54%. De acordo com o auditor fiscal Celso Aquino, da Gerência de Arrecadação e Crédito Tributário (Gerac), após esses contatos constatou-se que o recebimento do débito aconteceu de modo mais rápido. Com o projeto, já foram recuperados mais de R$ 2 milhões referente ao ICMS Normal Declarado das competências do ano de 2018.


O secretário da Receita Estadual, Luiz Dias, afirma que outros serviços da Fazenda devem ser incluídos no projeto. “Nosso intuito é usar robôs com voz natural capazes de estabelecer diálogos avançados e de responder às dúvidas dos contribuintes, sempre preservando o sigilo das informações”, explica.


No primeiro momento, as conversas deverão ter pouca interação, com a maioria dos diálogos provenientes de gravações. Porém, à medida que o sistema passar a interagir com os contribuintes, cada vez mais ele será capaz de “aprender” e se desenvolver, incorporando novos ensinamentos através de ferramentas de “aprendizagem de máquina”.


*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

FONTE: *Redação Alagoas Alerta com Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium