radio
CECI ROCHA EM FOCO

Cecília Rocha: a mulher por trás da Assistência Social que vem mudando o Pilar

Cecília Rocha: a mulher por trás da Assistência Social que vem mudando o Pilar

26/11/2018 09h11Atualizado há 2 meses
Por: Redacao
Fonte: ACESSORIA\ATALAIAFM
759
AÇAO SOCIAL
AÇAO SOCIAL

O município de Pilar, localizado a 30 quilômetros de Maceió, vem passando por mudanças bastante significativas no que diz respeito à gestão pública. Pelas ruas da cidade, muito tem se falado na atuação da prefeitura municipal, que tem a frente, como gestor, o prefeito Renato Filho, que acumula mais de 90% de aprovação, entre os pilarenses.

 

Outra figura que se destaca e que, segundo especialistas políticos, deve começar um 2019 ainda mais forte no quesito influência, é a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Cecília Rocha. 

 

Cecília Lima Herrmann Rocha é natural de Maceió e nasceu no dia 09 de janeiro de 1984. Ela passou a morar em Pilar, depois que casou com o advogado Renato Rezende Rocha Filho, com quem teve o único filho, Renato Rezende Rocha Neto. 

 

Cecília ou “Ceci”, como é popularmente conhecida, é empresária, formada em Marketing e pós-graduada em Gestão empresarial. Já trabalhou nas empresas Antártica, Solara, Master Operadora, atuou no Detran  e em corporações de extração de material mineral. Filha do juiz de direito Rodolfo Osório Gatto Herrmann e da médica Délia Maria de Moura Lima Herrmann, muito antes de entrar na política – no ano de 2008, quando seu marido foi vice-prefeito -  já era ligada às causas sociais, principalmente as que diziam respeito à diversidade e à inclusão social. 

 

À frente da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Pilar, desde janeiro de 2017, foi a responsável pela criação dos principais programas socioassistenciais do município, como o “Prato Cheio”, “Bolsa Viva Bem”, “Mamãe Coruja” e “Plantando o Futuro”.

 

No maior programa público de distribuição agrária do interior de Alagoas, o “Plantando o Futuro”, a Prefeitura de Pilar, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), distribuiu mais de 2 mil metros quadrados de terras para que 250 famílias pudessem trabalhar a agricultura familiar. Os membros familiares plantam as sementes em suas terras e, logo depois da colheita, os alimentos são adquiridos pelo próprio município, por meio de compra e são incrementados na merenda escolar. 

 

Já para o “Prato Cheio”, a Semas mantém um complexo nutricional onde são produzidos, de segunda à sexta-feira, mais de uma tonelada de alimentos que atendem a cerca de 700 famílias da periferia da cidade que enfrentam situações de vulnerabilidade social e extrema pobreza. As refeições também seguem para os programas do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) que trabalha, internamente, grupos sociais específicos, além das ações de promoção dos direitos e dos vínculos familiares. 

 

Um dos carros-chefes de Cecília Rocha, o “Bolsa Viva Bem” também foi articulado para permitir o combate às mais diversas situações de extrema pobreza, encontradas em algumas regiões de Pilar.O programa trabalha a complementação de renda para as famílias que fazem parte do Cadastro Único (CadÚnico) e oferta uma ajuda de custo aos grupos familiares que, comprovadamente, não conseguem se sustentar com a renda da casa. 

 

No “Mamãe Coruja” Cecília ousou na proposta de fazer o maior acompanhamento já visto às gestantes pilarenses de baixa renda. O programa promove um acompanhamento socioassistencial integral às futuras mamães que participam, dentro da Semas, de programas que visam descobrir vocações, inserção em cursos profissionalizantes, incentivo ao pré-natal e demais cuidados com a saúde e apoio no enxoval do bebê. 

 

Além dos programas que abrangem públicos específicos, Cecília Rocha, junto com o prefeito Renato Filho, também desenvolve ações de combate à discriminação e à segregação social dentro e fora das estruturas familiares. Em 2017, ela recebeu reconhecimento, pela Câmara de Vereadores de Pilar, devido à causa em favor das minorias, logo depois de uma participação de sucesso como madrinha da parada GLBTT (Gay, Lésbica, Bissexual, Travesti e Transexual).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
PILARPILAR - AL
Atalaia - AL
Atualizado às 04h57
22°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
22°

Sensação

2.5 km/h

Vento

94.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
PINHEITO PROMOÇAO 2
PINHEITO PROMOÇAO
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
QUINHO DO PORTAO
Banner sessão esportes INOVAR
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs WEBE FIBE