radio
PARCELA DO 13º

Saiba o que fazer se você não recebeu a primeira parcela do 13º

Empresas tinham até sexta-feira (30) pra pagarem a gratificação ao trabalhador. Funcionário pode fazer denúncia no Ministério do Trabalho

01/12/2018 17h01
Por: Redacao
Fonte: R7
84
ECONOMIA
ECONOMIA

O trabalhador que não recebeu a primeira parcela do 13º salário até sexta-feira (30) deve procurar ajudar para garantir o benefício.

De acordo com o Ministério do Trabalho, “todo trabalhador que atuou por 15 dias ou mais durante o ano – e que não tenha sido demitido por justa causa – tem direito à gratificação. Quem se desligou da empresa deve receber pagamento proporcional ao período trabalhado”.

A advogada trabalhista Ana Cláudia Martins Pantaleão afirma que o primeiro passo é tentar um acordo com a empresa para que o 13º salário seja pago.

 

— O próprio sindicato da categoria pode auxiliar na negociação, já que neste caso, outros trabalhadores não devem ter recebido o 13º.

Se o acordo não for possível, o funcionário deve fazer uma denúncia ao Ministério do Trabalho. De acordo com a pasta, a “ empresa que não fizer o pagamento no prazo pode ser autuada por um auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e pagar multa pela infração”.

Para fazer a reclamação, segundo Ana Cláudia, é recomendado que o trabalhador leve a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) e o contrato.

— É a empresa que tem que provar que fez o pagamento.

O Ministério do Trabalho alerta que “com a modernização trabalhista, é proibido que convenção e/ou acordo coletivo de trabalho suprimam ou reduzam o 13º salário. Para os contratos intermitentes, o empregado recebe também o proporcional, mas ao final de cada prestação de serviço”.

Adiantado

É importante o trabalhador checar se o pagamento da primeira parcela foi depositado em outro momento do ano. O valor pode ser pago entre 1 de fevereiro e 30 de novembro.

Há casos em que o próprio funcionário pede para receber a parcela com a remuneração de férias.

Se o trabalhador tirou férias em março deste ano, por exemplo, e pediu para receber o salário das férias mais a primeira parcela do 13º, não haverá pagamento do benefício em novembro. A segunda metade da gratificação será realizada até o dia 20 de dezembro.

Aposentados e pensionistas

Os aposentados e pensionistas recebem o 13º em datas diferentes do restante dos trabalhadores. A primeira parcela foi paga nos meses de agosto e setembro, enquanto o pagamento da segunda vai do dia 26 de novembro a 7 de dezembro deste ano, de acordo com o valor da aposentadoria e do número final do benefício.

*R7

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Atalaia - AL
Atualizado às 04h57
22°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
22°

Sensação

2.5 km/h

Vento

94.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
PINHEITO PROMOÇAO 2
PINHEITO PROMOÇAO
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
Banner sessão esportes INOVAR
QUINHO DO PORTAO
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs WEBE FIBE