radio
Drone táxi
Ehang 184: 'drone táxi' autônomo faz primeiros testes com passageiros
Drone conseguiu transportar pessoas durante 15 km e atingiu velocidades de até 130 km/h.
Tecnologia e games

Tecnologia e gamesTudo sobre tecnologia e games em um só lugar!

07/02/2018 22h36
Por: Redacao
Fonte: Tech Tudo
146
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ehang 184 deu provas de que consegue mesmo transportar passageiros sem nenhum piloto a bordo, após dois anos desde a sua primeira apresentação, na CES 2016. Na segunda-feira (5), a fabricante Ehang postou um vídeo com seus primeiros testes de voos realizados na China nos últimos meses, todos bem-sucedidos. A companhia relata ter realizado mais de 1 mil voos com pessoas, nas mais diversas situações, incluindo condições adversas.

O invento foi desenvolvido para funcionar como táxi aéreo autônomo e tem a pretensão de revolucionar a mobilidade em cidades com trânsito congestionado. Apesar do estágio avançado do empreendimento, o Ehang 184 ainda não tem uma data prevista para chegar ao mercado.

O drone usado nos testes comporta apenas uma pessoa, embora a chinesa Ehang tenha anunciado a fabricação de um modelo de dois lugares. Nesses mais de mil voos, o 184 conseguiu realizar uma subida vertical de 300 metros, transportar mais de 230 kg, seguir uma rota com extensão de 15 km e alcançar 130 km/h em velocidade de cruzeiro – deslocamento registrado entre o final da subida e o início da descida da aeronave.

Os experimentos envolveram 150 engenheiros técnicos, que submeteram o veículo a diferentes condições climáticas. Ele conseguiu voar sob altas temperaturas, neblina pesada, durante a noite e até em um tufão de categoria 7 com ventos fortes. "O que estamos fazendo não é um esporte extremo, então a segurança de cada passageiro sempre vem primeiro", disse o fundador e CEO da Ehang, Huazhi Hu, no vídeo postado no YouTube.

Apesar de ter sido sobrecarregado durante os testes, o Ehang 184 apresenta limite de carga de 100 kg. O dispositivo pode transportar pessoas por até 16 km, por aproximadamente 23 minutos de voo, e consegue atingir velocidade média de 100 km/h. Com funcionamento elétrico, o modelo conta com uma bateria recarregável em uma hora.

Drone ou táxi?

A criação Ehang é intitulada como drone por ser um quadricóptero. O veículo vem com uma câmera integrada e não permite ao passageiro realizar nenhuma tarefa de pilotagem – é possível apenas informar o destino da viagem. A aeronave decola, traça a rota, desvia de obstáculos e aterrisa sozinha. Se algo der errado, um piloto profissional supostamente intervirá e assumirá os controles a partir de uma estação de comando remota.

Previsão de lançamento

A publicação não diz um prazo para que o produto chegue ao mercado. A companhia aposta que ele primeiro se lance como uma opção para passeios de luxo para pessoas ricas. A ideia é que o serviço se popularize na medida em que frotas e trilhas de voo fiquem mais estabelecidas, gerando menor custo para confecção de aeronaves.

Esse objetivo pode não estar tão longe de se alcançado. A Ehang chegou a dizer anteriormente que demonstraria o serviço à cúpula do Governo de Dubai. Não há informações sobre a exibição, mas o projeto de táxi aéreo por meio de drones não tripulados demonstra cada vez mais ser uma realidade. Dubai, por exemplo, já estaria trabalhando com o alemão Volocopter em um serviço similar de táxi aéreo, enquanto o drone eVTOL promete transportar cargas de até 200 kg de forma autônoma.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Atalaia - AL
Atualizado às 11h43
32°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 22°
35°

Sensação

19.9 km/h

Vento

52.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
PINHEITO PROMOÇAO 2
PINHEITO PROMOÇAO
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
Banner sessão esportes INOVAR
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
QUINHO DO PORTAO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs WEBE FIBE