radio
DENTRO DA META
Maceió atinge meta e imuniza mais de 95% de crianças contra pólio e sarampo
Maceió atinge meta e imuniza mais de 95% de crianças contra pólio e sarampo
29/09/2018 16h53
Por: Redacao
Fonte: *Redação Alagoas Alerta com Ascom SMS
124
SAUDE
SAUDE

Maceió atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e imunizou mais de 95% das crianças de um a quatro anos contra o sarampo e a poliomielite. De acordo com a Gerência de Imunizações, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a meta foi alcançada nessa sexta-feira (28).

O secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, ressaltou que durante a campanha, que visa a prevenção das doenças por meio da vacinação do público-alvo, diversas ações foram realizadas e a imunização foi ofertada em horários e locais diferenciados. “O engajamento de toda a equipe da Saúde e a conscientização da população nos fez alcançar esse resultado. Nossas crianças estão imunizadas, protegidas e isso é o mais importante”, pontuou o secretário.

Unidades de saúde, creches, escolas, shoppings e lojas de Maceió estiveram disponíveis para que pais e responsáveis pudessem vacinar as crianças e contribuir com a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubeóla.

Além disso, equipes compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de endemias se deslocaram para áreas de difícil acesso, realizaram uma busca ativa e imunizaram o público-alvo dessas regiões.

O que é o Sarampo?

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. A doença pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de mortalidade entre crianças menores de cinco anos.

Poliomielite (paralisia infantil)

A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

*Redação Alagoas Alerta com Ascom SMS

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários